Sete filmes de suspense policial para ver nesse período de isolamento social
O suspense é um dos principais gêneros cinematográficos do cinema. O maior mestre desse gênero foi Alfred Hitchcock (1899-1980). Janela indiscreta (1954) e Psicose (1960), por exemplo, são obras que marcaram a história do cinema. Sobre seu jeito de fazer cinema, Hitchcock disse: “A história não me interessa, e sim a maneira como irei contá-la, inventando certas imagens e certos efeitos” (Revista Status, São Paulo, n. 79, 1975). Para François Truffaut, Hitchcock era o cineasta que mais “mexia” com os colegas de ofício, um diretor que ensinou a muitos outros cineastas a arte de fazer cinema.
Não vou indicar os filmes de Alfred Hitchcock. Mas recomendo que pesquisem e vejam seus filmes. É uma obrigação, para todo e curioso cinéfilo, beber na fonte do mestre do suspense.
Meu objetivo aqui é outro: sugerir produções mais recentes e que estejam disponíveis em plataformas digitais com streaming de vídeos, como o YouTube e Netflix.
Indico sete filmes de suspense, do subgênero policial, que deixam qualquer um com o coração acelerado. Os filmes de suspense são carregados de surpresas: provocam dúvidas, ansiedades, expectativas em torno do desenrolar da trama e dos personagens, cenas em que o espectador fica com o “coração na mão”!
Nesta lista, escolhi filmes que têm uma trama com forte dose dramática, boas atuações dos atores, uma investigação criteriosa realizada pelos personagens e um desfecho surpreendente. Como sabiamente escreveu François Truffaut, o suspense é “a dilatação da duração, a ampliação de uma espera, a valorização de tudo que faz nosso coração bater um pouco mais forte” (O prazer dos olhos, p. 103).
A lista, abaixo, é o meu Top 7. Vale a pena assistir!!!
1. O silêncio dos inocentes [The silence of the lambs]. Direção: Jonathan Demme. País: EUA. Ano: 1991. Duração: 118 min.
Elenco: Jodie Foster e Anthony Hopkins.
Sinopse: A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo (site AdoroCinema). Vencedor de cinco prêmios no Oscar de 1992: Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro Adaptado.
2. Seven, os sete crimes capitais [Se7en]. Direção: David Fincher. País: EUA. Ano: 1995. Duração: 127 min.
Elenco: Morgan Freeman, Brad Pitt e Kevin Spacey.
Sinopse: Dois policiais, um jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais (site AdoroCinema). Disponível na Netflix.
3. O colecionador de ossos [The bone collector]. Direção: Phillip Noyce. País: EUA/Canadá. Ano: 1999. Duração: 118 min.
Elenco: Denzel Washington e Angelina Jolie.
Sinopse: Em Nova York, Lincoln Rhyme, um conceituado policial, sofre um acidente e fica tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, Rhyme se concentra na ideia de suicídio e tenta convencer os que estão ao seu redor em ajudá-lo na eutanásia. Tudo muda quando um serial killer começa a agir na cidade. Rhyme começa a ajudar no caso e os meios modernos de investigação são levados para sua casa. Amelia Donaghy, uma policial de rua, é orientada por ele na investigação (site AdoroCinema). Disponível: YouTube Filmes.
4. Vítimas de uma paixão [Sea of love]. Direção: Harold Becker. País: EUA/Canadá. Ano: 1989. Duração: 113 min.
Elenco: Al Pacino, Ellen Barkin e John Goodman.
Sinopse: Em Nova York Frank Keller (Al Pacino), um detetive, ao investigar um caso no qual homens são assassinados após responderem a uma coluna de correio sentimental, se envolve com Helen Cruger (Ellen Barkin), a principal suspeita. Quanto mais ele se apaixona, mais provas surgem para incriminar Helen (site AdoroCinema). Disponível: YouTube Filmes.
5. Garota exemplar (Gone girl). Direção: David Fincher. País: EUA. Ano: 2014. Duração: 149 min.
Elenco: Ben Affleck e Rosamund Pike.
Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy (site AdoroCinema). Disponível na Netflix.
6. Um crime perfeito (A perfect murder). Direção: Andrew Davis. País: EUA. Ano: 1998. Duração: 107 min.
Elenco: Michael Douglas, Gwyneth Paltrow e Viggo Mortensen.
Sinopse: Um rico especulador de Wall Street descobre que sua esposa tem um amante. Ele investiga a vida do amante e o contrata para matar sua esposa (site IMDB/texto adaptado). Disponível: YouTube Filmes.
7. Versões de um crime (The whole truth). Direção: Courtney Hunt. País: EUA. Ano: 2016. Duração: 93 min.
Elenco: Keanu Reeves, Renée Zellweger e Gugu Mbatha-Raw.
Sinopse: Quando um adolescente é acusado de assassinar o pai rico, um advogado (Keanu Reeves) é encarregado de defendê-lo no tribunal e revelar a verdade por trás do crime. À medida que investiga, descobre que a mãe do garoto (Renée Zellweger) está ocultando diversos fatos essenciais ao caso (Site AdoroCinema). Disponível na Netflix.
Em tempos de recomendação de isolamento e distanciamento social, ver um filme é um bom passatempo. Fiquem em casa, vejam um bom filme, pois como disse o cineasta italiano Federico Fellini, “o cinema é um modo divino de contar a vida”.
Bom entretenimento!!!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento
Coordenador do CINEdebate & História
UNEB/Campus VI Caetité - BA