Mostra de cinema "Novembro Negro" - Colégio Estadual Democrático de Ibicoara
Com o objetivo de celebrar o mês da Consciência Negra, o Colégio Estadual Democrático de Ibicoara realiza o “NOVEMBRO NEGRO”. Através de mesas-redondas, debates, exposições, oficinas e mostra de cinema serão abordados e discutidos alguns aspectos da cultura africana e afro-brasileira e as memórias de lutas e resistências das populações negras no Brasil.
Inclusa nessa programação, a Mostra de Cinema “NOVEMBRO NEGRO”, propõe a exibição, nos dias 4, 14, 19 e 26 de novembro, de filmes que apresentam um mosaico de representações acerca da luta e resistência das populações negras.
Abaixo, programação:
Dia 04
As memórias de um quilombo vivo (2019), de Rogério Sagui - Aborda as histórias e memórias dos quilombos
Dia 14
O menino que descobriu o vento (2019), de Chiwetel Ejiofor - Inspiradora história de um garoto que cria uma engenhoca para enfrentar a seca em sua terra natal, Malawi.
Dia 19
Besouro (2009), de João Daniel Tikhomiroff - A capoeira como resistência e combate ao preconceito e a opressão.
Dia 26
Quanto Vale ou é por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi - Paralelo entre o antigo comércio de escravos, que perdurou no Brasil até quase o fim do século XIX, e a atual exploração da miséria.
Cada filme será exibido nos três turnos. Após a projeção, comentaristas se encarregarão de fomentar um debate em torno da temática tratada no filme. Com isso, pretende-se contribuir para que os espectadores promovam uma reflexão a respeito do cinema enquanto representação da história e também enquanto obra de arte.
Coordenação da mostra:
Prof. Me. Joaquim Antônio de Novais Filho.
Realização/Apoio: Grupo de Pesquisa (CNPq) – “Cinema, História e Educação: Teoria e Mediação Pedagógica”.
Maiores informações:
Colégio Estadual Democrático de Ibicoara - Travessa Fernando Neto, n.18. Centro.
Tel.: (77) 3413-2382. E-mail: novais.juca@gmail.com.