Festival de Gramado 2016: Lista de selecionados para as mostras competitivas
O Festival de Gramado divulgou, na última semana, os filmes que concorrerão nas principais mostras competitivas. O 44º Festival de Cinema de Gramado acontecerá entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro de 2016, na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Hoje, como seu alcance internacional em mostras de filmes, o festival se configura como o principal do país, com destaque para o cinema latino-americano e brasileiro.
Segundo o regulamento, “O Festival de Cinema de Gramado organiza sua programação em quatro mostras competitivas. (1) A primeira para filmes de longa-metragem brasileiros; (2) a segunda para filmes de longa-metragem estrangeiros; (3) a terceira para filmes de curta-metragem brasileiros; (4) e a quarta para filmes de curta-metragem gaúchos” (texto do site).
Nesta edição 2016, os filmes selecionados foram:
Competição – Longas brasileiros
Barata Ribeiro, 716 (RJ), de Domingos Oliveira
El mate (SP), de Bruno Kott
Elis (SP), de Hugo Prata
O roubo da taça (SP), de Caíto Ortiz
O silêncio do céu (SP), de Marco Dutra
Tamo junto (RJ), de Matheus Souza
Competição – Longas estrangeiros
Campaña antiargentina (Argentina), de Ale Parysow
Carga sellada (Bolívia/México/Venezuela/França), de Julia Vargas
Espejuelos oscuros (Cuba), de Jessica Rodriguez
Esteros (Argentina/Brasil), de Papu Curotto
Guaraní (Paraguai/Argentina), de Luis Zorraquín
Sin norte (Chile), de Fernando Lavanderos
Las toninas van al este (Uruguai/Argentina), de Gonzalo Delgado e Verónica Perrotta
Os melhores filmes, além de receberem o Troféu Kikito em diversas categorias, receberão um prêmio em dinheiro, com os seguintes valores: os filmes de longa-metragem (brasileiro e estrangeiro), R$ 65.000,00 cada um; filme brasileiro de curta-metragem, R$ 15.000,00.
A última edição – 2015
O grande destaque na última edição foi Ausência, de Chico Teixeira, que venceu em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical (trailer aqui).
Na categoria de Melhor Filme de curta-metragem brasileiro, o vencedor foi O Corpo, de Lucas Cassales. O melhor longa estrangeiro foi La salada, do diretor argentino Juan Martin Hsu (trailer aqui).
Os homenageados foram Marilia Pêra, Daniel Filho, Zelito Viana e Fernando Solanas (diretor e produtor argentino).
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado/RS, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Governo Federal e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dentre outros apoiadores.
Para maiores informações:
Telefone: (54) 3268-0200.
Site: Festival de Gramado.
E-mail: gramado@pautaassessoria.com.br