V Edição
O CINEdebate oferece, mais uma vez, uma temática voltada para a história do Brasil: Movimentos sociais e políticos no Brasil republicano. E, pela primeira vez, uma novidade: saímos da ficção e adentramos no campo do documentário, um gênero diferente de interpretação/representação da realidade. Os três documentários abrangem 100 anos de história, que vai da guerra de Canudos (1896-1897), passando pelo movimento integralista na década de 1930, até a formação do MST em meados da década de 1980. A novidade mais marcante na edição anterior foi a publicação, na internet, do site do CINEdebate. No www.cinedebate.uneb.br, os ouvintes das edições anteriores do projeto ou demais interessados terão acesso as informações do evento como as estatísticas de cada edição, fotos e informações gerais do projeto. O link Filmes na sala de aula oferece ao professor da área de humanas, particularmente de História, um espaço de consulta de filmes com sugestões metodológicas de como utilizá-lo em suas aulas. O objetivo principal é o de contribuir na orientação da prática docente quanto ao uso da linguagem audiovisual no ensino de História.
1- Apresentação da sinopse do filme
2- Projeção
3- Leitura crítica do filme e exposição do tema gerador: palestra
4- Debate
Local: Casa Anísio Teixeira Horário: 19:00 às 23:00
Sinopse: Os dois documentários versam sobre a memória de Canudos a partir do depoimento de intelectuais e de “gente da terra” (primeiro filme), e das filmagens das comemorações do centenário de fundação da cidade conselheirista (segundo filme).
Sinopse: O documentário aborda o nascimento do MST e o triste fim de Rose, assassinada pela Polícia Militar, uma das milhares de pessoas que invadiram a Fazenda Anoni, em 1985, no Rio Grande do Sul.
Sinopse: Principal documentário produzido no Brasil sobre o integralismo. Contém depoimentos de pessoas que participaram do movimento integralista, como Miguel Reale, e de especialistas, estudiosos da historiografia concernente a Era Vargas e ao nacionalismo.